domingo, 30 de agosto de 2009

O que é Neoclassicismo?


Movimento cultural europeu, de grande expressão na escultura, pintura e arquitetura, floresceu na França e na Inglaterra , por volta de 1750 e estendeu-se para o resto dos países europeus, tendo seu apogeu em 1830.

O Neoclassicismo defende a retomada da arte antiga, especialmente a greco-romana, considerada modelo de equilíbrio clareza e proporção, surgiu como reação a arte imediatamente anterior – o barroco e o rococó.

As principais características do neoclassicismo são:
Academicismo: nos temas e técnicas, isto é, sujeição aos modelos e regras ensinadas nas escolas ou academias;
Harmonia do colorido nas pinturas e exatidão de contornos;
Restauração da arte greco-romana;
Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.

Jacques Germain Soufflot

Foi um grande arquiteto do Neoclassicismo. Nasceu em 1713 em Irancy e morreu em 1780.Estudou direito em Paris, viajou para a Itália, onde surgiu seu interesse pela arquitetura. Em 1733 foi admitido para a Academia Francesa de Roma onde os jovens estudantes se tornariam a primeira geração de criativos neoclássicos. Soufflot retornou à Itália em 1750 na companhia do futuro Marquês de Marigny.Em 1755 Marigny, o novo Director-Geral dos Edifícios Reais, deu-lhe o controle de todos os edifícios de arquitetura Royal, em Paris. No mesmo ano, ele foi admitido para a Academia Real de Arquitetura. Soufflot desenvolveu regras clássicas consideradas essenciais para o progresso arquitetônico, como utilizar "rigidez da linha, firmeza de forma, a simplicidade de contorno, com rigor e concepção arquitetônica de pormenor" que contrastava fortemente com a arquitetura de seus contemporâneos. Embora Soufflot construiu casas em Paris e vários pavilhões, jardim Menars de Marigny, estas realizações arquitetônicas são consideradas menores ao lado de sua concepção criativa para a igreja de Ste-Geneviève (agora o Panteão), em Paris, iniciada em 1756 e concluída em 1792.

en.wikipedia.org/wiki/Jacques-Germain_Soufflot - 22k - Em cache

www.greatbuildings.com/architects/Jacques_Germain_Soufflot.html - 14k - Em cache

www.answers.com/topic/jacques-germain-soufflot - 66k - Em cache


Postado por bruno n3





Karl Gotthard Langhans

Grande arquiteto alemão, nasceu em 1732 na Silésia e morreu em 1808.

Em 1788 o rei Frederico Guilherme II da Prússia (1786–97) convocou Langhans para ir a Berlin a fim de tornar a capital da Alemanha num importante centro cultural.

Lá, Langhans criou um dos monumentos pioneiro do Revival grego, o Portão de Brandemburgo (1789-94), considerado um tipo de arco do triunfo, símbolo da cidade de Berlim, capital e maior cidade da Alemanha, que foi construída no estilo neoclássico, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a quadriga (estátua da deusa grega Eirene ou Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos).

Langhans projetou vários teatros, incluindo o Teatro Estadual e o Royal Theatre, além disso, também construiu igreja e escadaria para o castelo.


Ficheiro:Brandenburger Tor DRI filtered.jpg

Portão de Brandemburgo

www.answers.com/topic/carl-gotthard-langhans-1 - 47k - Em cache www.britannica.com/EBchecked/topic/329695/Carl-Gotthard-Langhans - 59k - Em cache

en.wikipedia.org/wiki/Carl_Gotthard_Langhans - 25k - Em cache

Postado por Bruno n 3



Jacques Louis David

Jacques Louis David:

Nasceu em 1748 em Paris e morreu em Bruxelas em 1825. Discípulo de Joseph-Marie Vien, o mais célebre pintor de história e professor do seu tempo, que propugnava a Antiguidade clássica. Em 1774, com a tela "Antíoco e Estratonice", David ganhou o Prêmio de Roma, que lhe permitiu uma permanência de vários anos naquela cidade. Foi para Itália no ano seguinte, acompanhado por Vien, tendo sido influenciado pelas principais escolas italianas, a de Caravaggio, a de Nicolas Poussin e a seiscentista de Bolonha. Mas o mais importante foi a sua visita às ruínas de Herculaneum, às coleções de antiguidades de Pompéia existentes em Nápoles, e aos templos dóricos de Paestum. Logo se tornou o mais entusiasta defensor do neoclassicismo. "O juramento dos Horácios" (1784) a primazia do desenho e dos contornos sobre a cor contribuíam para ressaltar a dramaticidade da composição, abriu caminho à revalorização dos temas históricos.

Famoso, David tornou-se o pintor da revolução francesa; exemplo disso foi um de seus mais célebres quadros, "Marat assassinado" (1793), obra cuja mestria técnica realça uma sincera emoção. David tornou-se um ardente defensor de Napoleão. Entre 1802 e 1807, pintou uma série de imagens que glorificam os feitos do Imperador, entre eles a enorme Coroação de Napoleão (Louvre, 1805-07).


Antíoco e Estratônica, 1774

Ficheiro:Jacques-Louis David 006.jpgAA coroação de Napoleão 1805-1807

Morte de Marat (1793)

Postado por:Bruno n 3

www.ibiblio.org/wm/paint/auth/david/ - 8k - Em cache

www.pitoresco.com.br/universal/david/david.htm - Em cache - Similares

www.arqnet.pt/portal/biografias/david.html - Em cache - Similares

pt.wikipedia.org/wiki/Jacques-Louis_David - Em cache - Similares


Jean-Auguste Dominique ingres


Nasceu em 29 de agosto de 1780 em Montauban.
Foi um celebrado pintor e desenhista francês, atuando na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. Foi um discípulo de David e em sua carreira encontrou grandes sucessos e grande fracassos, mas é considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX. Filho de um escultor ornamentista, educou-se inicialmente em Toulouse. Depois, formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu largamente à época de predomínio do seu estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 opôs-se com veemência, da sua posição de académico, ao triunfo do romantismo pictórico representado por Delacroix.
Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição.









A banhista de Valpinçon, 1808. Óleo sobre tela 146 cmX 97,5 cm . Musée du Louvre, Paris.







A apoteose de Homero, 1827. Óleo sobre tela 388 cmX 515 cm . Musée du Louvre, Paris.

O neoclassicismo tinha como característica a revalorização dos valores artísticos gregos e romanos no final do século XVIII e início do século XIX na Europa.


ANTONIO CANOVA

Antonio Canova foi um escultor italiano. Ficou muito conhecido na Europa por suas esculturas sendo reconhecido como o 1º dos artistas dos tempos modernos. Suas obras neoclássicas tinham um estilo próprio, não tinham a frieza excessiva do mais puro neoclassicismo porque ele colocava graça, lirismo e volúpia nas esculturas.Tanto seu pai como seu avô trabalhavam com a pedra, foi iniciado por seu avô nos segredos do desenho. O conjunto Orfeu e Eurídice foi considerado seu primeiro passo para a fama internacional. Sua primeira obra, que estabeleceu sua fama em Roma, foi Teseu vencendo o Minotauro. Produziu uma das suas composições mais heróicas, Perseu com a cabeça da Medusa, que foi tão admirado que um decreto papal ordenou que a peça fosse colocada em uma sala do Vaticano até então reservada às maiores preciosidades da antigüidade. Na obra ¨Eros e Psiquê", o artista demonstrou total domínio da estética clássica, sobretudo na textura que deu à pele das figuras e na espontaneidade do planejamento. Faleceu aos 65 anos de idade em 1822 sendo cercado das mais altas honras.


Nome da obra: Eros e Psiquê
Tamanho: 155X168cmTécnica: Mármore Forma: escultura

JEAN-ANTOINE HOUDON

Escultor francês nasceu e morreu em Paris em 1741, faleceu aos 87 anos. Houdon destaca-se nos seus retratos pela procura do caráter pessoal, ficando famoso pelos seus bustos e estátuas que esculpiu de filósofos, inventores e figuras políticas do iluminismo, por exemplo, Benjamin Franklin, Jean-Jacques Rousseau, George Washington e Napoleão Bonaparte. Houdon fez muitos modelos de argila e uma de gesso de George Washington que serviram para várias homenagens, inclusive a representação dele de pé localizada no capitólio do estado deVirginia em Richmond. Houdon se tornou membro da Academia Real de Pintura e Escultura em 1771, e professor em 1778. Encarado como burguês pelas suas ligações com a corte de Louis XVI. Tem algumas obras tipicamente neoclássicas, como uma Diana Caçadora, mas seus trabalhos não podem ser enquadrados como obedientes ao movimento.



Representação de George Washington de pé localizada no capitólio do estado de Virginia em Richmond.
Autor: Jean-Antoine Houdon Data: 1788 Técnica: Mármore Forma: escultura

Bibliografia:
http://www.brasilcultura.com.br/artes-plasticas/neoclassicismo/
http://www.slideshare.net/hcaslides/antonio-canova-1498233
http://www.pitoresco.com.br/escultura/canova/canova.htm


Postado por Fernando, n 10

Lawrence Alma-Tadema

Ficheiro:The Roses of Heliogabalus.jpg
As rosas de Heliogábalo (The Roses of Heliogabalus), por Sir Lawrence Alma-Tadema (1888).

Lawrence Alma-Tadema nasceu em 1836, na Holanda e faleceu na Alemana em 1912 , foi um grande pintor holandês , considerado o pintor de maior sucesso da era vitoriana. For over sixty years he gave his audience exactly what it wanted; distinctive, elaborate paintings of beautiful people in classical settings. Iniciou sua formação artística na Academia da Antuérpia. Um negociante de arte (Ernst Gambert) reconheceu seu talento, encomendou quarenta e quatro pinturas, que foram exibidas na Inglaterra e que agradaram instantaneamente. Alma-Tadema mudou-se para a Inglaterra. Por mais de sessenta anos deu a seu público exatamente o que queriam, pinturas elaboradas de pessoas bonitas num local clássico (várias de suas pinturas retratavam semi-nus, num contexto da vida cotidiana da antiga Roma, Grécia e Egito). His incredibly detailed reconstructions of ancient Rome, with languid men and women posed against white marble in dazzling sunlight provided his audience with a glimpse of a world of the kind they might one day construct for themselves at least in attitude if not in detail. Durante seus sessenta anos produtivos Tadema produziu mais de 400 pinturas conhecidas.
Ficheiro:Alma-Tadema A Favourite Custom 1909 Tate Britain.jpg

Um costume favorito (A Favourite Custom), por Sir Lawrence Alma-Tadema (1909); Tate Gallery (museu), Londres, Inglaterra.

en.wikipedia.org/wiki/Lawrence_Alma-Tadema - 77k - Em cache

www.artmagick.com/pictures/artist.aspx?artist=lawrence-alma-tadema

www.goodart.org/artoflat.htm - 10k - Em cache



Postado por Bruno n 3














sábado, 29 de agosto de 2009

Giambttista Tiepolo




Giambattista Tiepolo

Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo nasceu em Veneza,em 15 de março de 1696 em Madri. Foi um dos grandes mestres da pintura italiana.Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.
Em 1715 inicia a pintura na igreja veneziana de Nossa Senhora dos Órfãos, representando figuras dos apóstolos, usando de um brutal claro-escuro e tons escuros.

Em 1717 tem seu nome citado pela primeira vez dentre os grandes pintores venezianos. É também incluído no livro "Grande apresentação da pintura e perspectiva de Veneza".Tiepolo realiza pinturas em diversos palácios. Em 1727 tem seu filho Giandomenico, um colaborador no futuro.
Em 1761 o rei Carlo III de Espanha contrata Tiepolo para ornar com afrescos os quartos do novo Palácio Real, em Madri. Trabalha vários anos na Espanha, morrendo em 1769 na capital daquele país, sendo enterrado na igreja de São Martin, já destruída.


A obra Retrato de mulher como Flora é uma pintura a óleo sobre tela realizada por Giovann Tiepolo, representando a ninfa Flora. O quadro tem as dimensões de 88.3 x 69.9 cm.
A pintura, teria sido encomendada ao artista pela imperatriz Elizabeth da Rússia (1709-1762) em 1760.














Postado por:Fábio n9
Referência bibliográfica:

domingo, 23 de agosto de 2009

Neoclassicismo no Brasil

Neoclassicismo no Brasil


A arte neoclássica ocorreu entre os séculos XVIII e XIX e busca inspiração no equilíbrio e simplicidade, com base na recuperação da arte grego-latina.
A corte portuguesa buscou artistas na Europa para lecionar no Rio de Janeiro.
Missão francesa: formada por um grupo de 40 artistas que chegou em 1816 e criou a Imperial academia e Escola de Belas Artes.
Missão austríaca: chegou em 1817 acompanhado da princesa Leopoldina. Teve cunho mais científico.


Manuel de Araújo Porto-alegre: Nasceu em Rio Pardo RS, 2 de novembro de 1806 e morreu em Lisboa, Portugal, 29 de novembro de 1879. Pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, escritor. Seu nome real era Manuel José de Araújo, modificado para Pitangueira e mais tarde chegando à forma definitiva, Manuel de Araújo Porto-alegre. Porto-alegre foi o primeiro artista a publicar uma caricatura no Brasil. Entre 1837 e 1839, de volta de sua viagem à Europa, Manuel de Araújo Porto-alegre produziu uma série de litografias satíricas e fundou em 1844 o primeiro periódico do país ilustrado com caricaturas - a Lanterna Mágica, de efêmera duração. Em 1840 é nomeado pintor da Câmara Imperial, sendo responsável pelos trabalhos de decoração para a coroação do imperador dom Pedro II (1825 – 1891) e para o seu casamento com D. Teresa Cristina (1822 - 1889). Executa ainda diversos projetos arquitetônicos no Rio de Janeiro, dos quais destacam-se as obras realizadas no Paço Imperial, o plano arquitetônico da antiga sede do Banco do Brasil, da Escola de Medicina e do prédio da Alfândega.


Estudo para a sagração de Dom Pedro II, 1840, O Museu Histórico Nacional,

Manuel de Araújo Porto-alegre, óleo sobre tela, 100 x 800 mm.

Rafael Mendes de Carvalho: Nascido em Laguna (SC) em 1817 e falecido provavelmente no Rio de Janeiro em 1870. Pintor, desenhista, caricaturista, litógrafo, arquiteto, cenógrafo. Pouco se sabe dos primeiros anos de sua carreira, além de que pintou uma aquarela representando a Entrada da Esquadra Nacional na Vila de Laguna, em 15 de Novembro de 1839. Notabilizou-se inicialmente como caricaturista, fazendo publicar em 1840 uma série de 20 litografias alegres, satirizando costumes da Corte. Em 1842 torna-se aluno da Academia Imperial de Belas-Artes e estreou na Exposição Geral desse mesmo ano "com três retratos, uma pequena tela histórica, Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, e um esboço para obra de grandes dimensões: Plantação da Cruz pelos Selvagens .



O sapateiro eleitor, Rafael de Carvalho. Caricatura que satiriza a caça ao voto na época do Império - um cabo eleitoral procura um pobre sapateiro e lhe mostra a sua chapa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-alegre
http://www.pitoresco.com.br/laudelino/portoalegre/portoalegre.htm
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3076&cd_idioma=28555
http://www.pitoresco.com.br/laudelino/mendes_carv.htm
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3089&cd_item=3&cd_idioma=28555
profemanoel.googlepages.com/01neoclassiconoBrasil-2.pdf



Postado por:Victor n 28