sábado, 29 de agosto de 2009

Giambttista Tiepolo




Giambattista Tiepolo

Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo nasceu em Veneza,em 15 de março de 1696 em Madri. Foi um dos grandes mestres da pintura italiana.Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.
Em 1715 inicia a pintura na igreja veneziana de Nossa Senhora dos Órfãos, representando figuras dos apóstolos, usando de um brutal claro-escuro e tons escuros.

Em 1717 tem seu nome citado pela primeira vez dentre os grandes pintores venezianos. É também incluído no livro "Grande apresentação da pintura e perspectiva de Veneza".Tiepolo realiza pinturas em diversos palácios. Em 1727 tem seu filho Giandomenico, um colaborador no futuro.
Em 1761 o rei Carlo III de Espanha contrata Tiepolo para ornar com afrescos os quartos do novo Palácio Real, em Madri. Trabalha vários anos na Espanha, morrendo em 1769 na capital daquele país, sendo enterrado na igreja de São Martin, já destruída.


A obra Retrato de mulher como Flora é uma pintura a óleo sobre tela realizada por Giovann Tiepolo, representando a ninfa Flora. O quadro tem as dimensões de 88.3 x 69.9 cm.
A pintura, teria sido encomendada ao artista pela imperatriz Elizabeth da Rússia (1709-1762) em 1760.














Postado por:Fábio n9
Referência bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário